Como Funciona: Bluetooth

Postado por Cássio Nunes | 00:07 | | 0 comentários »

Hoje dou inicio a uma nova categoria no meu blogs, "em como Funciona!?" estarei esclarecendo algumas dúvidas sobre dispositivos que utilizamos no nosso dia a dia, mais que não sabemos exatamente como eles funcionam, no caso hoje estarei falando sobre o bluetooth que é um sistema de comunicação wireless (sem fio) que funciona a curta distância utilizando ondas de rádio de frequência 2,4GHz e possui baixo custo, permite uma velocidade razoável de transmissão de dados e pode ser utilizado em alguns aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores, impressoras, palmtops. Sua velocidade de comunicação pode chegar a 721 Kbps, uma das desvantagens dessa tecnologia é o seu curto raio de alcance, chegando em média de 10 a 20 metros.

Para estabelecer conexões no Bluetooth, são necessários três elementos, são eles: Scan, Page e Inquiry.

Scan - Utilizado para economizar energia, quando o dispositivo estiver ocioso o scan faz com que ele entre no modo Stand-by, e passa a verificar a cada 10ms se tem algum outro dispositivo tentando estabelecer uma conexão.

Page – É utilizado pelo dispositivo que deseja estabelecer uma conexão, transmite dois pedidos a cada 1,25 ms, e verifica também se há uma resposta duas vezes.

Inquiry - São mensagens enviadas por um dispositivo para determinar quais outros dispositivos estão em sua área e quais suas características. Ao receber esta mensagem, um dispositivo deve retornar um pacote chamado FHS (Frequency Hopping-Synchronization) contendo além de sua identidade, informações para o sincronismo entre os dispositivos.

O Bluetooth limita-se a oito dispositivos sendo um master e o outros escravos (Slave), com a popularização da tecnologia Bluetooth as comunicações através de cabos estão com seus dias contados, e também a conexão do tipo (IrDA) Infravermelho perde sua importância devido a sua velocidade de transmissão e o fato que que os dispositivos tenham que estar alinhados para que haja uma conexão.

0 comentários

Todos os Esquerdos Reservados - Copyleft Tecnokut 2008