Um Data Warehouse tem o objetivo de armazenar arquivos históricos que já não são mais utilizado com tanta freqüência mantendo essas informações seguras, atua como um repositório de dados, isso ocorre para deixar o banco de dados mais leve e inteligente trabalhando apenas com dados atuais, uma vez que os dados antigos do banco que estão armazenados podem ser utilizados como suporte a decisão, um ponto interessante a citar sobre o data warehouse é que ele organiza os dados de forma que facilite a consulta, já que normalmente ele possui uma grande quantidade de dados a serem pesquisados, e organiza estes dados no momento em que os mesmos estão sendo enviados para o repositório, criando um padrão de busca em diferentes níveis ou camadas.

Quando os dados são movidos de um BD para um DW eles são convertidos para se adequarem a um padrão, por exemplo, em uma tabela onde o sexo é definido como “H” e “M” e em outra como “M” e “F” ao ser movido para o repositório o campo assume um único gênero o que auxilia muito em uma busca essa integração de dados. Essa padronização é feita através de uma ferramenta chamada “Extract Transform Load – ETL”.

Os dados que entram ou que são acessados no Data Warehouse de nenhuma forma são atualizados, uma vez dentro do repositório não será mais alterado, apenas consultado, o que no caso do banco de dados é totalmente inviável, pelo menos na maioria dos casos. Os dados que não são atualizados no DW, são exatamente eles que são utilizados em comparações, tendência e previsões, já que ficam armazenados durante muito tempo, 5, 10 anos ou mais, permitindo absorção mais ampla do histórico da empresa.

A implementação de um Data Warehouse em um ambiente organizacional permite a empresa criar ou definir algumas regras de negócio de uma forma estratégica, se baseando nos seu próprio histórico, e com ajuda de uma mineração de dados é possível desenvolver grandes estratégias de negócios a partir dos resultados extraídos.


Referências Bibliográficas:

Datawarehouse e datamart

http://pt.kioskea.net/contents/entreprise/datawarehouse-datamart.php3

2 comentários

  1. BaballooO // 16 de fevereiro de 2011 às 19:04  
    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. BaballooO // 16 de fevereiro de 2011 às 19:05  

    Entendi Tudo...

Todos os Esquerdos Reservados - Copyleft Tecnokut 2008