Inteligência de negócios ou Business Intelligence, surgiu na década de 80 quando algumas corporações começaram a explorar as informações armazenadas em seus dados históricos que geralmente ficam contidos em suas bases de dados seja em Data warehouse ou DataMarts, com o objetivo de desenvolver estratégias baseada nos resultados para auxilio na tomada de decisão. Todos os registros de informações provenientes de hábitos de compra, contatos com as empresas e suas reclamações, são minuciosamente classificados e ordenados através de softwares especializados para que possam ser analisados e comparados para se obter padrões entre estes dados que sejam estrategicamente relevantes.
Às vezes nós perguntamos por que encontramos algumas combinações de produtos nas prateleiras de alguns supermercados, por exemplo, pacotinhos de amendoim próximos a sessão de bebidas, mais especificadamente cerveja. Não é meramente uma coincidência, e sim o resultado de várias analise comparativas de produtos consumidos que nos fornece um grau de proximidade entre estes produtos. Já que as pessoas que geralmente compram cerveja levam um pacotinho de amendoim, porque não colocar-los próximos a prateleira de cerveja? Essas decisões são tomadas de acordo com o resultado apresentado por estes softwares de mineração que oferecem suporte a gestão de negócios.
Atualmente mercado exige muita competência das empresas e são nesses detalhes que uma empresa pode conseguir um espaço diferenciado, quando implantado corretamente estes softwares podem trazer um bom retorno financeiro, por conseguir conquistar um cliente de forma objetiva, oferecendo exatamente o que ele precisa, e não o que se suponha que ele possa precisar é quase como prever o que um determinado cliente precise baseado nos históricos de compras de todos os outros clientes.
Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_intelligence
http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920
0 comentários
Postar um comentário